Você está pronto para o Shabat?

B"H

#363: 1 de Março - 24 de Adar 1 de 5779
 







Você está pronto para o Shabat?
 
 
 
Shalom Friend,

É raro encontrar um judeu enquanto caminho pelas ruas de Manaus. Primeiro de tudo, poucas pessoas andam na rua por causa do calor, e em segundo lugar não há tantos judeus. No entanto, esta semana, estava andando para visitar um judeu em seu escritório, quando encontrei outro judeu na rua. Ele viu que estava segurando o Tefilin e perguntou se podería colocá-lo. Ele disse: "Vamos colocar aqui e agora, pois pode não haver uma chance mais tarde".

Quando as doações para a construção do Mishkan (Tabernáculo) estavam sendo coletadas, os líderes tribais disseram que doariam tudo que faltasse. No entanto, o povo judeu deu tanto que Moisés teve que fazer um anúncio público para pararem. Não havia mais nada para os líderes doarem. Percebendo seu erro e falta de participação com a construção do Mishkan, eles aproveitaram a primeira oportunidade que tiveram de doar para as roupas de Kohen. Eles doaram as 12 pedras que são encontradas no peitoral do sumo-sacerdote.

Como sabemos que eles realmente não doaram para a construção?

Não há verificação ortográfica na Torá, então quando uma palavra é grafada incorretamente, há uma razão para isso. A maneira correta de soletrar a palavra Nassi (líder) é com um Yud. No entanto, em nossa Parasha, ao mencionar a doação dos líderes, é escrita sem o Yud.

Por quê?

Yud tem o valor numérico de 10. O número 10 representa uma congregação na qual há a grande presença de D'us e junto do qual orações especiais são feitas. Se alguém não faz parte do grupo, este está focado individualmente. A palavra Nassi tem a letra Yud em falta para aludir ao fato de que os líderes se separaram do grupo e das doações congregacionais.

Estas são duas lições importantes:

Faça parte do judaísmo- todos têm suas opiniões pessoais, mas quando se trata de judaísmo, há uma só voz. A voz da Torá. Pode-se nem sempre ser entender, mas quem disse que devemos entender tudo? Quando os judeus ao nosso redor estão fazendo a vontade de D'us, devemos nos esforçar para unir-nos a eles.

Faça agora- não há “amanhã” no judaísmo. Quando você está inspirado a fazer uma doação, orar, comer kasher ou fazer o Shabat, faça imediatamente. Sim, até mesmo o Shabat pode ser celebrado na terça-feira, com a compra de vinho e alimentos kasher para que, quando o Shabat chegar, você esteja pronto para celebrá-lo.

Espero que você esteja!

Shabat Shalom

Rabino Arieh Raichman

     

   

 

 
   
Horário de acendimento das velas para
Manaus, Brasil:
 
 
Sexta-feira
17:59
Término do Shabat:
Shabat
18:50

 

Porção da Torá:   Vayakhel
Programa Semanal
   Sexta-feira-  1  de Março- Kabalat Shabat 19h

Shabat -2 de Março-- Shacharit 9:30h   

Purim

  O terceiro patriarca do povo judeu, Yaacov, casou-se com quatro mulheres. Quando escrevemos os nomes de suas quatro esposas na ordem inversa, isto é, da mais jovem à mais velha – Bilá, Rachel, Zilpa e Lea, obtemos o acróstico da palavra BaRZeL – ferro.

Por esse motivo, o ferro está ligado a energias negativas, pois expressa a falta de respeito da mais jovem pela mais velha. Nossos sábios afirmaram que o Templo Sagrado de Jerusalém não podia ser construído com ferro, e que se um ferro fosse colocado sobre o altar do Templo, a pedra que teve contato com o ferro deveria ser removida e trocada por outra. A explicação para isso é que o altar foi criado para prolongar a vida das pessoas enquanto o ferro, por meio da espada, a encurta. Da mesma forma, a lei judaica nos diz que, ao fazermos a benção final após as refeições, devemos cobrir a faca que se encontra sobre a mesa.

Todos os componentes de nosso mundo são instáveis, ou seja, sofrem transformações, se não materiais, espirituais. Algo que originalmente foi criado com uma energia neutra, quando usado com propósitos sagrados, é santificado. Por exemplo: uma árvore não possui nenhuma santidade, porém, no momento em que ela vira papel e este é usado para editar um livro de rezas, ele se torna sagrado.

Sobre a era messiânica, conta o profeta: “(…) e o espírito de impureza, banirei sobre a face da terra”, e “(…) não levantará mais a espada, um povo sobre outro, e não conhecerão mais a guerra”. O ferro não encurtará mais a vida das pessoas e, justamente com ele, será reconstruído o Terceiro Templo.

 

Fonte: chabad.org.br  

 

 

 

      Em mérito do refua Shleima para Meyer ben Chana

 

 

Se você gostaria de dedicar um Manews na memória de um ente querido ou uma data especial, por favor email chabadmanaus@gmail.com
Chabad-Lubavitch of Manaus • Rua Rio Pauini 113 Vieiralves • Manaus, AM • Brazil • 55-92-3307-6255

 
 

 










This email is sent from Chabad-Lubavitch of Manaus. We'd love to stay in touch with you, but if you wish to be unsubscribed from this list please click here, or click here to manage your subscriptions. Sent via ChabadOne Communicator